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Tráfego orgânico x tráfego pago: qual a melhor estratégia?

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Uma coisa que todos os empreendedores já deveriam saber é: provavelmente os seus futuros clientes estão procurando pela solução dos seus problemas na internet. E é assim que eles conhecem a sua empresa e compram o seu produto ou serviço. 

Ou, pelo menos, deveria ser assim. 

Ter uma estratégia digital relevante é fundamental para ser encontrado por pessoas interessadas em comprar de você. 

Agora, como fazer para que elas te vejam? Você tem duas opções: o tráfego orgânico ou o tráfego pago. 

Quer saber qual o melhor para o seu negócio? Então, esse artigo é para você!

Tráfego orgânico

Se você procura uma estratégia mais barata para o seu negócio ser encontrado digitalmente, o tráfego orgânico é a opção certa. 

Ela consiste em fazer um trabalho para que as suas publicações alcancem a primeira página do Google através da otimização do seu site e o uso de palavras-chave. 

Entretanto, não pense que é simples fazer isso! 

Para que o Google reconheça o seu site e o coloque no topo das buscas, é necessário ter um site com a parte técnica bem desenvolvida, de forma que a experiência do visitante seja a melhor possível. 

Além disso, é preciso apresentar um excelente conteúdo, que seja relevante e realmente responda às dúvidas de quem o lê. 

Por isso, a obtenção de tráfego orgânico é mais demorada e deve ser vista a médio ou longo prazo.

Tráfego pago

A obtenção de tráfego pago consiste na veiculação de anúncios virtuais para atrair mais visitantes para a sua página. E, por isso, é uma estratégia mais cara que a de tráfego orgânico. 

Simplificadamente, o anúncio funciona da seguinte forma: você o configura através do Google Ads, definindo as palavras-chaves através das quais você deseja ser encontrado. Então, o Google começará a exibir o seu anúncio no topo da página de buscas para o termo que você determinou. 

Você só pagará quando o usuário clicar no seu anúncio. Sendo assim, é importantíssimo que a página de destino seja interessante e bem otimizada para o visitante. Caso ele entre e saia rapidamente do seu site, você terá prejuízos. 

Investir em tráfego pago é uma excelente alternativa para quem deseja obter resultados a curto prazo. 

O que o tráfego orgânico e o tráfego pago têm em comum?

Um ponto em comum entre essas duas estratégias é: você precisa ter um excelente site para elas funcionarem. 

Para o tráfego orgânico, a otimização do site é fundamental para que o usuário tenha uma boa experiência. E, segundo o Google, isso é essencial para que a sua página suba nos resultados e rankeie bem. 

Por isso, o buscador avalia o tempo de carregamento e se há algum erro técnico. Além disso, é levado em consideração se o usuário interagiu e ficou muito tempo na página, o que significa que ele achou o seu conteúdo interessante. 

Já para o tráfego pago, ter um bom site é essencial para que os seus investimentos não sejam desperdiçados. Ou seja, como você pagará por clique, é interessante que o visitante realmente realize uma conversão ao entrar no seu site. 

Para isso, ele deverá se interessar pelo que viu ao entrar na página e ter uma boa navegação. 

Além disso, o Google Ads possui um índice de qualidade do site que avalia a sua página por completo e determina se ela é relevante para o internauta interessado no assunto. Caso o seu site possua uma nota baixa, seus anúncios podem ficar bem mais caros.  

Afinal, qual a melhor opção para o meu negócio: o tráfego orgânico ou o tráfego pago?

Essa resposta deve ser obtida a partir da avaliação dos seus objetivos, do orçamento e da urgência de resultados.

Mas você não precisa necessariamente focar em uma só forma de gerar tráfego. A mescla entre orgânico e pago pode ser a melhor opção. 

Avalie as vantagens e desvantagens de cada uma delas, veja a situação em que a sua empresa se encontra e veja como elas podem se encaixar na sua estratégia digital.

 

Conclusão

Agora que você já entendeu o que é o tráfego orgânico e o tráfego pago, é hora de começar a aplicá-los na sua estratégia de Marketing Digital. 

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