Uma coisa que todos os empreendedores já deveriam saber é: provavelmente os seus futuros clientes estão procurando pela solução dos seus problemas na internet. E é assim que eles conhecem a sua empresa e compram o seu produto ou serviço.
Ou, pelo menos, deveria ser assim.
Ter uma estratégia digital relevante é fundamental para ser encontrado por pessoas interessadas em comprar de você.
Agora, como fazer para que elas te vejam? Você tem duas opções: o tráfego orgânico ou o tráfego pago.
Quer saber qual o melhor para o seu negócio? Então, esse artigo é para você!
Tráfego orgânico
Se você procura uma estratégia mais barata para o seu negócio ser encontrado digitalmente, o tráfego orgânico é a opção certa.
Ela consiste em fazer um trabalho para que as suas publicações alcancem a primeira página do Google através da otimização do seu site e o uso de palavras-chave.
Entretanto, não pense que é simples fazer isso!
Para que o Google reconheça o seu site e o coloque no topo das buscas, é necessário ter um site com a parte técnica bem desenvolvida, de forma que a experiência do visitante seja a melhor possível.
Além disso, é preciso apresentar um excelente conteúdo, que seja relevante e realmente responda às dúvidas de quem o lê.
Por isso, a obtenção de tráfego orgânico é mais demorada e deve ser vista a médio ou longo prazo.
Tráfego pago
A obtenção de tráfego pago consiste na veiculação de anúncios virtuais para atrair mais visitantes para a sua página. E, por isso, é uma estratégia mais cara que a de tráfego orgânico.
Simplificadamente, o anúncio funciona da seguinte forma: você o configura através do Google Ads, definindo as palavras-chaves através das quais você deseja ser encontrado. Então, o Google começará a exibir o seu anúncio no topo da página de buscas para o termo que você determinou.
Você só pagará quando o usuário clicar no seu anúncio. Sendo assim, é importantíssimo que a página de destino seja interessante e bem otimizada para o visitante. Caso ele entre e saia rapidamente do seu site, você terá prejuízos.
Investir em tráfego pago é uma excelente alternativa para quem deseja obter resultados a curto prazo.
O que o tráfego orgânico e o tráfego pago têm em comum?
Um ponto em comum entre essas duas estratégias é: você precisa ter um excelente site para elas funcionarem.
Para o tráfego orgânico, a otimização do site é fundamental para que o usuário tenha uma boa experiência. E, segundo o Google, isso é essencial para que a sua página suba nos resultados e rankeie bem.
Por isso, o buscador avalia o tempo de carregamento e se há algum erro técnico. Além disso, é levado em consideração se o usuário interagiu e ficou muito tempo na página, o que significa que ele achou o seu conteúdo interessante.
Já para o tráfego pago, ter um bom site é essencial para que os seus investimentos não sejam desperdiçados. Ou seja, como você pagará por clique, é interessante que o visitante realmente realize uma conversão ao entrar no seu site.
Para isso, ele deverá se interessar pelo que viu ao entrar na página e ter uma boa navegação.
Além disso, o Google Ads possui um índice de qualidade do site que avalia a sua página por completo e determina se ela é relevante para o internauta interessado no assunto. Caso o seu site possua uma nota baixa, seus anúncios podem ficar bem mais caros.
Afinal, qual a melhor opção para o meu negócio: o tráfego orgânico ou o tráfego pago?
Essa resposta deve ser obtida a partir da avaliação dos seus objetivos, do orçamento e da urgência de resultados.
Mas você não precisa necessariamente focar em uma só forma de gerar tráfego. A mescla entre orgânico e pago pode ser a melhor opção.
Avalie as vantagens e desvantagens de cada uma delas, veja a situação em que a sua empresa se encontra e veja como elas podem se encaixar na sua estratégia digital.
Conclusão
Agora que você já entendeu o que é o tráfego orgânico e o tráfego pago, é hora de começar a aplicá-los na sua estratégia de Marketing Digital.
E caso precise de ajuda na hora de criar o seu site, conte com a Lima Publicidade! Podemos te ajudar a obter os melhores resultados para o seu negócio. Para falar com os nossos especialistas, clique aqui.