Um bom planejamento é a chave para alcançar os melhores resultados em seu negócio. E com o fim de 2022, é hora de começar a estabelecer a sua organização para 2023 que já começou com tudo.
Se você ainda não começou a planejar-se, a Lima vai te ajudar! Veja abaixo um passo a passo para um excelente planejamento digital para sua empresa decolar em 2023.
Por que fazer um planejamento digital?
Todo empreendedor deveria saber que o planejamento é fundamental para o desenvolvimento da empresa. Afinal, se você não sabe qual o seu objetivo, como irá definir as melhores formas de alcançá-lo?
Além disso, o planejamento é uma excelente forma de prever desafios e conhecer o cenário em que o seu negócio se encontra. Assim, você estará mais preparado para encarar a sua concorrência e o mercado como um todo.
Quais os passos devem ser seguidos na hora de fazer um planejamento digital?
Agora que você já sabe o porquê de realizar um planejamento digital, é hora de colocar a mão na massa! Fique atento a todas as dicas e não deixe de executá-las.
1- Faça um diagnóstico realista da sua presença digital
Como foi o ano de 2022 da sua empresa na internet? Quais foram as melhores formas de se comunicar com o seu público de interesse? O que você fez de certo e de errado? Quais foram as suas facilidades e dificuldades? O seu time conseguiu executar bem a sua estratégia online?
Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas antes de começar a planejar o seu 2023. Esteja atento a responder de forma clara, objetiva, concreta e verdadeira.
Busque dados e converse com os seus funcionários para obter todas as informações relevantes para depois registrá-las e avaliá-las.
Esse passo é de suma importância para entender o que pode ser replicado no ano seguinte e para definir quais estratégias não deram tão certo e devem ser modificadas.
2- Defina os seus novos objetivos
Na hora de definir as suas metas para 2023 é preciso manter os pés no chão, mas sem deixar de ser ousado.
Por isso, uma opção é utilizar o método SMART para te ajudar no planejamento. Essa é uma forma eficiente de criação de metas, em que cada objetivo deve possuir alguns requisitos. E quais são eles?
S Specific, ou específica
M Measurable, ou mensurável
A Attainable, ou atingível
R Relevant, ou relevante
T Time based, ou temporal
Quer ver um exemplo de meta SMART para Marketing Digital? Fechar 50 vendas através do site da empresa mensalmente.
Ela é específica (relativa ao número de vendas), mensurável (tem o número bem definido), atingível (foi pensada de acordo com a sua realidade), relevante (essencial para a empresa) e temporal (tem prazo para ser atingida).
Viu como é simples e prática essa dica?
3- Defina quais serão as formas de avaliar o desempenho do seu planejamento digital
Você sabe o que são KPIs? Vou te explicar, porque eles são fundamentais nessa parte do planejamento.
KPIs são Key Performance Indicators, ou seja, indicadores-chave de performance. Eles são utilizados para avaliar se determinadas iniciativas, atividades ou ações estão tendo sucesso ou não.
Através dos KPIs você consegue saber o que está indo bem e o que precisa melhorar no seu negócio.
Veja abaixo alguns exemplos de KPIs que podem ser adotados:
- ROI (Retorno de investimento);
- taxa de conversão em seu site e redes sociais;
- visitantes únicos no seu site;
- tráfego orgânico e tráfego pago;
- quantidade de leads gerados;
- custo por clique;
- leads por canal
- etc
Atenção: existem muitos outros KPIs e a sua definição depende da sua estratégia, suas metas e seus canais digitais.
Conclusão
Aprendeu como se faz o planejamento de Marketing para 2023? Então, é hora de executá-lo! Não se esqueça de ser realista e pensar na sua realidade na hora de colocar a sua estratégia no papel.
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