Dicas para fazer o seu planejamento digital de 2022

Dicas para fazer o seu planejamento digital de 2022
08 nov 2021 / by Lima in Sem categoria

Um bom planejamento é a chave para alcançar os melhores resultados em seu negócio. E com o fim de 2021 chegando, é hora de começar a estabelecer a sua organização para 2022. 

Se você ainda não começou a planejar-se, a Lima vai te ajudar! Veja abaixo um passo a passo para um excelente planejamento digital para sua empresa decolar em 2022. 

Por que fazer um planejamento digital?

Todo empreendedor deveria saber que o planejamento é fundamental para o desenvolvimento da empresa. Afinal, se você não sabe qual o seu objetivo, como irá definir as melhores formas de alcançá-lo? 

Além disso, o planejamento é uma excelente forma de prever desafios e conhecer o cenário em que o seu negócio se encontra. Assim, você estará mais preparado para encarar a sua concorrência e o mercado como um todo. 

Quais os passos devem ser seguidos na hora de fazer um planejamento digital?

Agora que você já sabe o porquê de realizar um planejamento digital, é hora de colocar a mão na massa! Fique atento a todas as dicas e não deixe de executá-las. 

1- Faça um diagnóstico realista da sua presença digital

Como foi o ano de 2021 da sua empresa na internet? Quais foram as melhores formas de se comunicar com o seu público de interesse? O que você fez de certo e de errado? Quais foram as suas facilidades e dificuldades? O seu time conseguiu executar bem a sua estratégia online? 

Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas antes de começar a planejar o seu 2022. Esteja atento a responder de forma clara, objetiva, concreta e verdadeira. 

Busque dados e converse com os seus funcionários para obter todas as informações relevantes para depois registrá-las e avaliá-las. 

Esse passo é de suma importância para entender o que pode ser replicado no ano seguinte e para definir quais estratégias não deram tão certo e devem ser modificadas. 

2- Defina os seus novos objetivos

Na hora de definir as suas metas para 2022 é preciso manter os pés no chão, mas sem deixar de ser ousado. 

Por isso, uma opção é utilizar o método SMART para te ajudar no planejamento. Essa é uma forma eficiente de criação de metas, em que cada objetivo deve possuir alguns requisitos. E quais são eles? 

S Specific, ou específica

M Measurable, ou mensurável

A Attainable, ou atingível

R Relevant, ou relevante

T Time based, ou temporal

Quer ver um exemplo de meta SMART para Marketing Digital? Fechar 50 vendas através do site da empresa mensalmente. 

Ela é específica (relativa ao número de vendas), mensurável (tem o número bem definido), atingível (foi pensada de acordo com a sua realidade), relevante (essencial para a empresa) e temporal (tem prazo para ser atingida). 

Viu como é simples e prática essa dica? 

3- Defina quais serão as formas de avaliar o desempenho do seu planejamento digital

Você sabe o que são KPIs? Vou te explicar, porque eles são fundamentais nessa parte do planejamento. 

KPIs são Key Performance Indicators, ou seja, indicadores-chave de performance. Eles são utilizados para avaliar se determinadas iniciativas, atividades ou ações estão tendo sucesso ou não. 

Através dos KPIs você consegue saber o que está indo bem e o que precisa melhorar no seu negócio. 

Veja abaixo alguns exemplos de KPIs que podem ser adotados:

  • ROI (Retorno de investimento);
  • taxa de conversão em seu site e redes sociais;
  • visitantes únicos no seu site; 
  • tráfego orgânico e tráfego pago; 
  • quantidade de leads gerados; 
  • custo por clique; 
  • leads por canal
  • etc

Atenção: existem muitos outros KPIs e a sua definição depende da sua estratégia, suas metas e seus canais digitais. 

Conclusão

Aprendeu como se faz o planejamento de Marketing para 2022? Então, é hora de executá-lo! Não se esqueça de ser realista e pensar na sua realidade na hora de colocar a sua estratégia no papel. 

E caso seu plano conte com um novo site, conte com a Lima Publicidade! Temos mais de 7 anos de experiência em desenvolver negócios através de uma presença digital marcante. Quer falar com a gente? Só clicar aqui.

Leave a comment